24 Mar 2020 : pilulas / unity3d

Pílulas #01: Versões da Unity

A Unity como todo programa que está em constante desenvolvimento conta com diversas distribuições, alpha, beta, Tech Stream e LTS.

Mas o que são cada uma delas e qual eu devo usar?

Bom isso vai depender muito do uso que você irá dar para a engine, mas vamos entender primeiro as nossas opções:

Alpha e Beta.

Essas distribuições contem o que há de mais novo no desenvolvimento da engine, eles liberam essas versões para os mais aventureiros e aqueles que querem testar as funcionalidades mais novas, e com esses testes conseguem ajudar a produção da Unity gerando relatórios automáticos sobre crashes e gargalos para os desenvolvedores.

Tech Stream

Quando a produção sai de alpha ela passa a fazer parte do Tech Stream, ainda continuam a implementar novas tecnologias, mas agora o desenvolvimento passa a ser focada em estabiliza-las, essa versão é indicada para quem está começando um projeto e quer utilizar as tecnologias mais novas que foram recém implementadas na Unity.

LTS: Long Term Suport

A ultima versão das nossas escolhas, é a versão mais estável entre as três, por depois de um ano em desenvolvimento uma Tech Stream passa a ser LTS, e então nenhuma nova feature será implementada, e as atualizações são focadas em resolução de bugs, crashes e afins. É fácil identificar uma versão LTS pois elas sempre são da forma xxxx.4.xx, e irão receber esse suporte por dois anos após seu lançamento, por exemplo a 2018.4 irá ter suporte até o final do ano de 2020.

E ai qual eu uso?

Agora é contigo mesmo! Se você estiver começando a estudar a Unity, eu recomendo que pegue uma versão LTS. A chance de ter que resolver um problema desconhecido é muito menor, e a facilidade para achar informações muito maior.


É isso e até o próximo!

Abaixo você encontra links para maiores informações:

Explicações sobre TECH e LTS streams

Mudança para dois lançamentos TECH Sream anuais a partir de 2020